É altíssimo o número de eleitores mato-grossenses com títulos cancelados e, neste momento, impedidos de votar para presidente, governador, senador e deputados ano que vem. O balanço divulgado, hoje, pelo Tribunal Regional Eleitoral é de 414.289 mil pessoas estão com pendências. O número de eleitores aptos a votar, ou seja, com a situação regular, é 2,2 milhões
Os cancelamentos podem ocorrer por deixar de votar nas últimas três eleições consecutivas, que é o caso de 140.961 eleitores em Mato Grosso e por não comparecimento à revisão do eleitorado (isto é, não fizeram a biometria), o que corresponde a 273.328.
Os mato-grossenses que estão com os títulos cancelados por não comparecerem aos últimos pleitos e não terem feito a biometria podem regularizar a situação a qualquer momento. 26.963 pessoas estão com os títulos suspensos. Estes são casos temporários relativos aos direitos políticos do eleitor, portanto, impede que a pessoa vote ou seja votada.
Além dos cartórios eleitorais, responsáveis pelo atendimento ao eleitor e confecção dos títulos, o tribunal disponibiliza atendimento virtual, além do presencial, por meio de números de telefone e de WhatsApp dos Cartórios Eleitorais. No site do TRE, também é possível acessar um passo a passo do atendimento virtual, com várias orientações ao eleitor de acordo com o serviço que deseja.
Além disso, a Justiça Eleitoral oferece o aplicativo E-título, no qual é possível obter a via digital do título eleitoral e a consulta a informações como número da Zona Eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação e certidão de crimes eleitorais, informa a assessoria.