A câmara aprovou pedido do vereador Dilmair Callegaro (PSDB), para que a secretaria municipal de Saúde inicie o serviço de borrifação Ultra Baixo Volume (UBV), o fumacê, para diminuir a infestação do mosquito Aedes Aegypt, em locais onde há casos comprovados de dengue, chikungunya ou zika.
O último boletim epidemiológico da secretaria estadual, há cerca de duas semanas, aponta que Sinop tem alto risco para dengue, com a incidência dos casos acumulados maior ou igual a 300 por 100 mil habitantes. A tabela mostra que entre janeiro e outubro deste ano, Sinop registrou 2678 casos de dengue com uma morte confirmada, 13 casos de zika e 9 casos de chikungunya. No mesmo período do ano passado foram registrados 8728 casos de dengue, 39 de zika e 22 de chikungunya.
Embora os números mostrem uma queda considerável em relação ao ano passado, a preocupação é com o aumento na proliferação do Aedes aegypt com o início do período de chuvas. “O pedido de providências e a sugestão de fumacê é uma demanda que recebemos de moradores de diversos bairros, preocupados com a infestação do mosquito. O fumacê, no entanto, é medida emergencial. A população precisa fazer a ação preventiva, mantendo os quintais livres de quaisquer objetos que possam acumular água da chuva, servindo de criadouro”, justificou o vereador.
A informação é da assessoria.