O projeto beneficente “Salto Pró futuro” voltou a ser executado, no mini estádio do Boa Esperança, com atividades voltadas para o atletismo com crianças de 8 até 12 anos. Também são contemplados as que residem nos bairros Jardim Conquista, Santa Rita, Novo Estado, São Paulo, Residencial Vitória Régia e outras localidades mais carentes de Sinop. Os trabalhos haviam sido encerradas desde de 2016.
A ação é particular e não possui vínculos com o poder público, atendendo alunos das escolas Armando Dias e Ana Cristina de Sena. O docente da área de Educação Física Emerson Rodrigues dos Santos detalhou, em entrevista ao Só Notícias, que as atividades iniciaram pelo “Boa Esperança, em 2009. É uma atividade social em parceria com a associação dos bairros, feito de terça à quinta-feiras, no período das 7h30 às 8h30. Estamos tentando viabilizar também lanches para os participantes através da secretária de educação”.
o professor ainda ressaltou que “está sendo planejada para o próximo ano a participação de adolescentes de até 14 anos”. “Vou às salas de aula e explico como funciona o projeto, entregando bilhetes para serem levados à família, e as escolas também têm espalhado informações nos grupos de estudantes. Até o fim do ano acredito que possam ser atendidos 80 jovens, já que por ser próximo do ambiente escolar os pais têm mais confiança”. Também estão sendo feitas fichas para o registro de dados de cada criança.
Por fim, concluiu que a meta é “combater a questão da violência infantil, além de dar oportunidades para tirar as crianças das mazelas do crime. Participantes que estiveram comigo no início, hoje estão fazendo fisioterapia, odontologia, medicina, alguns já são professores formados, então são essas as chances que queremos criar, indo além do esporte”, concluiu.