PUBLICIDADE

Mais de 200 pessoas fazem em Peixoto cirurgia para remover catarata e secretaria prepara mutirões

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria/arquivo)

Os procedimentos cirúrgicos eletivos foram no hospital regional de Peixoto de Azevedo para os pacientes diagnosticados com problemas de catarata e que passaram pela central de regulação do município. 229 pessoas de Peixoto, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo e Terra Nova do Norte foram atendidas de forma gratuita através do Sistema Único de Saúde (SUS), e a  secretaria de Saúde peixotense proporcionou todo apoio logístico para realização dos procedimentos.

Um grupo de acadêmicos de enfermagem proporcionou apoio pré-operatório fazendo a aferição da pressão arterial e o exame de glicemia dos que seriam operados.

“O mutirão de cirurgias deveria ser realizado ainda em 2020, porém devido a pandemia do covid-19 houve a suspensão por orientação do próprio Ministério da Saúde”, disse a diretora do Hospital Regional, Veroní Pansera.

O secretário de Saúde de Peixoto, Gilberto Cavalheiro, disse que a pasta está “trabalhando para zerar a fila de espera. A pandemia provocou atrasos que esperamos recuperar já nos primeiros meses de 2022. Nossa central de regulação e postos de saúde estão atuando para levantamento situacional de casos da doença e dentro do planejamento, iremos desenvolver novos mutirões de nível local e regional. Essa é a determinação do prefeito Maurício Ferreira de Souza, pois a cirurgia impacta positivamente no socioemocional, saúde mental e principalmente na independência em atividades do dia-a-dia do paciente”, declarou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE