O governador Mauro Mendes afirmou, ontem à noite, durante conferência na Câmara de Comércio da Dinamarca, que “Mato Grosso é um Estado com grande ativos ambientais e que tem uma agricultura que poucos lugares do planeta têm. Não tenho dúvida nenhuma em afirmar que somos a região do planeta que mais produz alimento e respeita o meio ambiente”, comprovando que é possível manter a floresta e as matas em pé e dobrar a sua produção de alimentos. Ele falou para investidores europeus sobre a “contribuição brasileira para o desafio do abastecimento alimentar sustentável”.
Mauro expôs que as ações desenvolvidas no Estado e os investimentos do governo, em mais de R$ 73 milhões somente este ano, estão garantindo a redução no desmatamento ilegal, que no último ano caiu 20%, e os focos de calor, que diminuíram 54% e ponderou que o Estado tem tolerância zero contra o desmatamento ilegal. “Mato Grosso investiu em tecnologia com a contratação de um sistema de monitoramento em tempo real, 24 horas por dia, que detecta qualquer crime ambiental e emite alertas. Nosso foco é tolerância zero contra os crimes ambientais”, destacou.
Outro fator ressaltado na conferência é que o Estado tem a possibilidade de dobrar a produção de alimentos, sem derrubar uma única árvore, só convertendo pastagem em área para a agricultura. “Temos potencial, temos maturidade e estamos preparados para continuar no caminho da conservação e produção sustentável”, declarou Mauro.
O governador cumpre agenda durante toda a semana na Dinamarca e depois segue para a Escócia para a conferência mundial do clima, a COP 26.
Mauro e comitiva ficam em Copenhagen até o dia 30 e participará da Conferência “Contribuição Brasileira e Dinamarquesa para o Desafio do Fornecimento de Alimentos Sustentáveis 2021”, terá audiência com o presidente do Comitê de Clima, Energia e Infraestrutura do Parlamento Dinamarquês, terá audiência no Ministério da Agricultura da Dinamarca, com investidores alemães e irá a Copenhagen Infraestructure Partners (CIP) sobre Power to X
No dia 30, à noite, ele chega em Glasgow, na Escócia, para a semana da COP 26, participando do Side Event com o governo da Holanda, no Programa geral da COP 26, com pauta de finanças e apresentará o programa Carbono Neutro MT. Também estará no Programa Geral da COP 26, com pauta de energia, Side event – Earth Inovation Institute, Amazon Day – reunião promovida pelo GCF com governadores da Amazônia, Painel “Finanças para infraestrutura sustentável”, promovido pela Embaixada do Reino Unido, com o príncipe Charles e investidores e no Evento ICV para atrair investidores privados em apoio às iniciativas de Mato Grosso no âmbito da PCI. Mauro também estará na Assembleia Coalizão Under2 no Evento “How Can Satellites Help Save the Forests?” e terá outro encontro com investidores
O governador retorna a Cuiabá dia 9.