Os agentes da secretaria de Estado de Meio Ambiente ajudaram salvar um tuiuiú ferido por linha de pesca, ontem, em Barão de Melgaço (135 quilômetros de Cuiabá). O animal foi tratado e devolvido à natureza, e segue em observação. A conduta adotada foi a de menor intervenção possível para evitar o estresse do animal.
O tuiuiú estava com dois filhotes e exercendo a sua função ecológica de cuidados com a prole. De acordo com os moradores do local, o animal estava machucado há dois meses em uma região de pousadas e muito estressado devido às frequentes tentativas de pessoas de tentar capturá-lo.
Para tratar do animal, os agentes precisaram ter uma abordagem diferente: pediram que os moradores não intervissem por ao menos cinco dias, para então realizar a captura. Não é indicado o uso de dardos tranquilizantes, pois a ave poderia alçar voo ou se direcionar à algum lugar onde os profissionais não teriam acesso, como áreas alagadas, o que poderia causar a morte ao animal.
Os fiscais conseguiram fazer a captura do animal, realizar os cuidados necessários, a retirada da linha, e a devolução à natureza em segurança.