A diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres analisa, quinta-feira, as minutas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente a concessão da BR-163, trecho entre Sinop e Itiquira, com o cronograma das obras pendentes, dentre elas a duplicação da rodovia no Nortão, a partir de Sinop até o Posto Gil (cerca de 200 km), onde há grande quantidade de carretas e caminhões (além de automóveis) transitando diariamente e constantemente há acidentes com vítimas fatais. As obras deveriam ter iniciado e não foram e a empresa deixou de cumprir as exigências contratuais. No TAC, a empresa propõe fazer as obras de duplicação e outras como passarelas, trevos de acesso, através de um novo investidor, a partir deste ano ou ano que vem. Em Sinop, por exemplo, estão previstos cinco dispositivos de acesso (semelhantes a viadutos). Caso seja definida a consolidação de um TAC, as obras devem ser concluídas em 5 anos, e haverá troca do controle acionário (saída da Odebrecht e entrada de um novo investidor). O investimento previsto é de R$ 3,2 bilhões, sem impacto no valor atual das tarifas nas praças de pedágio.