A análise da água do rio Peixoto, na região de União do Norte, que é distrito de Peixoto de Azevedo (197 quilômetros de Sinop) deverá ser concluída essa semana. O promotor de justiça, Marcelo Mantovani Beato acompanhou, com agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a coleta de amostras feita pela empresa responsável pelo fornecimento de água no município.
“Estamos acompanhando toda essa situação e investigando para saber se ocorreu algum crime ambiental. O procedimento inicial é esperar essa análise e estamos buscando identificar quem causou esse derramamento. Após essa análise técnica é que poderemos fazer indiciamentos. São várias partes analisadas para saber se prejudicou consumo”, disse Beato, ao Só Notícias
Em nota o Ministério Público apontou que informações preliminares indicam que alguns garimpos ilegais, localizados nas proximidades do rio Peixoto, podem ter sido responsáveis pelo material despejado no leito, que provocou aspecto escuro na água. Alguns dessas áreas, inclusive, já foram alvos recentes de operações policiais deflagradas pelo Ministério Público, Polícia Civil e secretaria estadual de Meio Ambiente.