O prefeito de Sorriso, Ari Lafin (PSDB) entregará na próxima quarta-feira, às 8h, dois caminhões basculantes e uma retroescavadeira, que fazem parte do primeiro lote de máquinas que foram comprados com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) que vão ajudar a secretaria municipal de Transportes na manutenção das estradas rurais e serviços urbanos. Além dos três, também estão previstas entregas de mais quatro caminhões, um caminhão-pipa, uma motoniveladora e mais uma retroescavadeira nos próximos dias com investimento de R$ 4,5 milhões.
Para garantir uma safra tranquila, a secretaria tem atuando ao longo do ano para evitar que pontos considerados críticos possam sofrer danos severos e causar dificuldades na hora de “puxar a safra”. Várias estradas passaram pelo serviço de levantamento e cascalhamento. O secretário Leonir Capitânio, reforça que a dobradinha entre as equipes da Prefeitura e os produtores rurais é fundamental nestas ações. “O apoio dos produtores rurais é indispensável neste processo, que tem o objetivo de garantir que as estradas estejam em boas condições para o escoamento da safra, bem como o ir e vir seguro de todos os que utilizam estas vias, sejam alunos que dependem do transporte escolar, pacientes, assim como das famílias que vivem no campo”.
O presidente do Sindicato, Silvano Felipetto, lembra justamente o quanto é importante que máquinas estejam no local certo, na hora certa, para garantir que as estradas permaneçam em bom estado, permitindo assim o escoamento seguro da produção. “É um trabalho intenso, é um trabalho conjunto e nós, como Sindicato Rural, por meio do Conselho do Fethab, estamos juntos, cobrando, e também ajudando para que, quando chegar a hora de tirar o produto, não haja problemas como ponte caindo ou caminhão atolando”.
Além da entrega das duas pontes de concreto citadas por Felipetto, também tem sido intensificado o trabalho de manutenção das estruturas de madeira, como o que foi feito na ponte sobre o córrego Grande, na MT-560, outra estrada importante no corredor logístico de Sorriso. A equipe contratada pela prefeitura para o serviço avançou noite adentro para fortalecer a estrutura, o que foi feito bem no início de outubro.