PUBLICIDADE

MP inicia projeto Água para o Futuro em Peixoto de Azevedo para proteger 1,8 mil nascentes

PUBLICIDADE
Só Notícias

A equipe técnica do Água Para o Futuro, do Ministério Público Estadual, iniciou, ontem o quarto ciclo de capacitação para interiorização do projeto, em Peixoto de Azevedo, qualificando servidores da prefeitura, funcionários da Cooperativa de Garimpeiros de Peixoto de Azevedo (Coogavepe) e a equipe da promotoria informando os requisitos técnicos, equipamentos básicos e procedimentos metodológicos para confirmação e caracterização hidrogeológica das nascentes, bem como do meio biótico e dos danos ambientais. A próxima etapa do curso de formação das equipes locais será prática, com visitação de pontos de prospecção de nascentes.

Conforme o coordenador técnico-científico do projeto, Abílio José Ferraz de Moraes, “a capacitação visa habilitar profissionais a darem andamento em ações de proteção de nascentes nos municípios de Mato Grosso, com base na metodologia já consagrada e utilizada pelo projeto”.

O promotor da comarca de Peixoto, Marcelo Mantovanni Beato, expôs que a prefeitura e a cooperativa de garimpeiros do município já estão mobilizados e entenderam, de forma consensual, a importância da implantação do projeto no município.

Os próximos passos serão definir as prioridades de atuação, os custos envolvidos e iniciar os trabalhos. Em um levantamento preliminar, a equipe do Água Para o Futuro apontou que existem aproximadamente 1,8 mil pontos para a prospecção de nascentes em Peixoto de Azevedo, muito deles próximos aos aglomerados urbanos e que apresentam ameaças de degradação. “Em uma rápida análise de imagens de satélite já foi possível identificar a degradação de algumas nascentes por conta de desmatamento e formação de processos erosivos”, disse o biólogo André Pansonato, técnico do projeto.

O coordenador do Água Para o Futuro em Mato Grosso, o promotor de Justiça Daniel Balan Zappia, reforça que a interiorização do projeto é uma das iniciativas estratégicas previstas no Planejamento do MP para o quadriênio 2020-23. “Essa interiorização conta com todo apoio da equipe técnica e jurídica do Água para o Futuro de Cuiabá. Fornecemos, além da capacitação teórica e prática em confirmação e caracterização de nascentes, todas as minutas de documentos necessários para a implantação e execução do projeto”, reforçou, acrescentando que a iniciativa é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Centro de Vida (ICV)”.

A informação é da assessoria do MP.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tráfego no Portão do Inferno entre Cuiabá e Chapada será interrompido durante três dias

A secretaria estadual de Infraestrutura e Logística informou que...

Acidente envolve cinco veículos em Lucas do Rio Verde

Um acidente ocorreu hoje de manhã, envolvendo quatro veículos...

Projeto bombeiros do futuro forma mais 103 crianças em Sorriso

O Projeto Social Bombeiros do Futuro formou 103 crianças...
PUBLICIDADE