Sorriso registrou, nos sete primeiros dias de outubro, o menor número de casos de covid-19 em 2021. No total, foram 56 novas confirmações, 400 a menos do que no fim de fevereiro/início de março, quando foram 456 novas situações. Já em relação à última semana epidemiológica, quando foram registrados 79 novos casos, são 23 notificações a menos.
O gestor da Secretaria de Saúde, Luís Fábio Marchioro, comemorou os números. “Claro que o nosso desejo é zerar esses números, mas diante de tudo o que já enfrentamos, essa é uma boa notícia, resultado de um conjunto de ações”, diz. Para Marchioro, a queda desses números é um reflexo direto da eficácia da vacina e da celeridade com que a população está buscando a vacinação.
“Hoje, por exemplo, estamos aplicando tanto primeiras doses para a população com 14 anos ou mais, bem como para puérperas, gestantes, além da dose de reforço, a “terceira dose” para pessoas com 60 anos ou mais e pacientes imuossuprimidos. Também estamos aplicando diariamente segundas doses. É um trabalho contínuo e que já está gerando bons frutos”, frisa.
“Pedimos que quem ainda não se imunizou, busque fazer isso o quanto antes. A vacina já provou sua eficácia: estamos observando uma queda considerável na necessidade de internações e também de casos graves ou gravíssimos”, pondera. “A vacina não impede a contaminação: é um conjunto de ações para evitar positivar. Mas, com certeza a imunização diminuiu em muito a necessidade da internação hospitalar”, argumenta o secretário.
Nesse momento, o município está imunizando a população com 14 anos ou mais, lactantes com filhos de até dois anos e aplicando a dose de reforço em pessoas com 60 anos ou mais e imunossuprimidos. Além disso, tem mantido também um posto permanente no Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol e um no PSF Nova Integração, a Upinha da Zona Leste para aplicação de segundas doses e das doses de reforço.