Mais de 150 futuros empreendedores, microempreendedores individuais e empresários de pequeno porte participaram, hoje, da sétima edição do projeto Circuito Empreendedor, que ocorreu na Escola Técnica de Educação Profissional e Tecnológica de Alta Floresta. Durante o evento, o prefeito, Valdemar Gamba, firmou convênio com a Agência de Fomento de Mato Grosso – Desenvolve MT. Com a parceria, o município passará a contar com um agente de crédito local.
O Circuito é promovido pela secretaria Adjunta de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor, vinculada da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso tem como finalidade estimular os pequenos negócios no Estado.
Durante todo o dia, a unidade escolar abrigou oficinas, palestras e orientações técnicas sobre temas como cadeias produtivas, incentivos fiscais, fluxo de caixa e capital de giro, crédito digital a serviço do micro e pequeno empreendedor, linhas de crédito da Desenvolve MT, turismo, entre outras capacitações.
“Por meio do Circuito conseguimos levar a educação empreendedora aos empresários formalizados e às pessoas que tem o desejo de ter seu negócio próprio. No evento itinerante, eles têm acesso a políticas do Governo e de entidades parceiras que fomentam a economia, o que irá contribuir para a ampliação de seus estabelecimentos ou a abertura de novos negócios. São muitas as vantagens para quem busca instrução e vai atrás de recursos para concretizar seus projetos”, disse o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.
Conforme o secretário Adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor, Celso Banazeski, é necessário que a informação chegue à ponta, independente da distância que o empresário esteja da Capital. “Temos buscado levar as ações do Governo a todas as regiões do Estado, por isso trabalhamos com os consórcios para atingir o máximo possível de municípios em uma única ação. Levamos orientações técnicas o mais próximo dos pequenos empresários, afinal são eles os maiores geradores de emprego e renda do nosso Estado. Temos que garantir maior acesso aos serviços públicos a quem movimenta nossa economia”, define.
Apesar de ser presencial, o Circuito ofereceu aos participantes um ambiente seguro com a adoção de medidas de proteção como o uso obrigatório de máscaras, álcool gel e medidor de temperatura corporal. Cada oficina também teve o número limitado de participantes, respeitando o distanciamento social.
A próxima edição será no dia 20, em Jaciara.