Três estações do Observatório Sismológicos (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília identificaram um tremor de terra natural com 2,3º MLv (escala Local) de magnitude, na região de Porto dos Gaúchos (248 quilômetros de Sinop). O evento foi na última sexta-feira e não teve profundidade em quilômetros e dificilmente foi percebido por moradores, de acordo com a UNB.
A região é nacionalmente conhecida pelos pesquisadores por ter registrado o maior tremor do Brasil, em 1.950, quando um abalo de magnitude de 6,9 graus ocorreu na Serra do Tombador, a cerca de 100 quilômetros da cidade. Apesar de ter sido considerado de forte impacto, o tremor não trouxe danos à população.
Conforme Só Notícias já informou, Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou um tremor de terra que alcançou magnitude de 2,4 MLv (escala Local), na região de Novo Horizonte do Norte (267 quilômetros de Sinop), na última quarta-feira.
Na semana passada, foi registrado pelo Observatório Sismológicos (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UNB) um tremor de terra com magnitude de 2,7º graus de magnitude regional (que serve como parâmetro para dimensionar abalos sísmicos) ocorreu na região de Pontes e Lacerda (444 quilômetros de Cuiabá).
Também foi registrado um tremor de terra de 2,8 graus, na região do município de Jauru (400 quilômetros de Cuiabá). O abalo sísmico ocorreu também no domingo, às 14h44 e não houve confirmação de danos.
Em maio deste ano, foi registrado um tremor de terra de 2,9 mR em Juara. Um mês antes, o Centro de Sismologia apontou um abalo sísmico de 2,5 mR, no município de Querência (800 quilômetros de Sinop).
Em novembro do ano passado, conforme Só Notícias já informou, também teve um tremor, na região de Nova Guarita. As estações apontaram que o abalo sísmico foi de 2,7 graus na escala.
Em janeiro do ano passado, um tremor de terra ocorreu próximo do rio Cuiabá, na região de Barão de Melgaço (110 quilômetros de Cuiabá). O abalo de 3 graus não foi divulgado pelo Observatório Sismológico da Universidade Nacional de Brasília.