As redes sociais Facebook, Instagram ficaram por mais de 6 horas fora do ar. Há pouco voltaram a funcionar parcialmente. As reclamações de usuários no Twitter – uma outra rede social que não pertence ao grupo de plataformas de Mark Zuckerberg – começaram no início da tarde. Por volta das 17h46, ambos os aplicativos foram restaurados.
O WhatsApp voltou a operar em Mato Grosso por volta das 19h, enviando mensagens de texto, áudio, imagens e vídeo.
As companhias ainda devem emitir comunicados oficiais detalhando o que causou as interrupções que tiveram gigantesco impacto nas comunicações de empresas e milhares de usuários.
Em agosto, Whatsapp também apresentou falhas duas vezes e em julho uma vez. O Facebook, teve problemas em junho, julho e agosto. Já o Instagram, caiu três vezes em setembro.
A queda foi monitorada pelo Down Detector, que começou a notificar um aumento significativo de reclamações por volta das 11h30. O mapa de falhas do site aponta, inclusive, que os problemas foram notificados em Mato Grosso, São Paulo, Recife, Salvador e Curitiba.
De acordo com o portal TecMundo, a queda das principais redes sociais e do principal aplicativo de mensagem não aconteceu somente no Brasil. No Twitter, foi possível encontrar publicações em inglês e espanhol, por exemplo, de pessoas falando que os serviços não estavam funcionando. O assunto, inclusive, é uma dos mais comentados.
O perfil oficial do WhatsApp informou, no Twitter, que “estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui o mais rápido possível”.
Ainda conforme o Down Detecto, também apresentaram instabilidades aplicativos de empresas de telefonia, bancos, Google, Telegram, YouTube, Zoom, Google Meet, Gmail, Netflix, Amazon, Spotify, iFood, TikTok, Twitter entre outros.