O deputado federal Emanuelzinho (PTB), filho do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), foi vacinado no dia 3 de julho, 51 dias antes do início da imunização dos jovens entre 25 a 29 anos de idade, sua faixa etária. A informação consta nos dados da Secretaria Municipal de Saúde, aos quais A Gazeta teve acesso.
Os dados mostram que Emanuelzinho recebeu a vacina Janssen, de dose única e que havia sido reservada para gestantes, conforme a prefeitura anunciava na época. Cinco dias antes do parlamentar se vacinar, a prefeitura abriu o cadastro para o grupo de 18 a 49 anos sem comorbidades. A prefeitura explicou que apenas o cadastramento estava aberto e as agendas seriam liberadas de acordo com as doses das pessoas que agendaram e não compareceram aos polos de vacinação.
‘É muito importante que as pessoas entendam que não serão agendadas rapidamente. Temos 256 mil pessoas para serem agendadas, e como vamos liberar a agenda para um pequeno percentual de cada faixa etária o tempo de espera vai ser longo, tanto pelo número de pessoas, quanto pelo número de doses que recebemos a cada remessa. Por isso pedimos que as pessoas tenham muita paciência e que consultem seus cadastros regularmente, de preferência à noite”, dizia a coordenadora da campanha de vacinação, Valéria de Oliveira, na época.
Apesar disso, Emanuelzinho, que tem 26 anos, foi agraciado com a vacinação. A rapidez com que o deputado foi vacinado fica mais evidente porque a própria Prefeitura de Cuiabá anunciava em seu site que a partir do dia 23 de agosto os pontos de vacinação iriam funcionar com a hora estendida até às 21 horas. ‘Outra novidade é quanto ao início da imunização na faixa etária de 25 a 29 anos. As medidas serão possíveis em razão da Capital ter recebido a maior remessa de imunizantes desde o começo da campanha, em 20 de janeiro’, dizia a divulgação da própria prefeitura.
Outro lado
Em nota, a Prefeitura de Cuiabá afirmou que o deputado federal Emanuelzinho não furou a fila para se vacinar e que foi vacinado no dia 3 de julho com doses dos faltosos.
‘O deputado tomou a vacina no sábado, 3 de julho e recebeu o imunizante disponível no drive-thru da UFMT. Milhares de pessoas também se vacinaram com as doses dos faltosos’, diz trecho da nota.
Porém, a prefeitura não explicou o porquê de ter anunciado a vacinação da faixa etária de 25 a 29 anos apenas em agosto. A assessoria de Emanuelzinho também emitou nota com os mesmos argumentos, afirmando que ele seguiu o cronograma da prefeitura. ‘O início do cadastro de pessoas de 18 a 49 anos sem comorbidades teve início em 29 de junho, que começariam a ser marcados de acordo com as doses dos faltosos, conforme anunciado oficialmente na mesma data. Neste dia o parlamentar fez seu cadastro, como orientado pelo protocolo oficial’, explicou.