A prefeitura de Guarantã do Norte (250 quilômetros de Sinop) divulgou, hoje, que as equipes de agentes de endemias da secretaria municipal de Saúde estão intensificando as ações de campo e visitas domiciliares, com objetivo de prevenção e controle da proliferação de focos do mosquito aedes aegypti.
Segundo a prefeitura, o início do período chuvoso tem favorecido o crescimento do número de casos de larvas do mosquito em alguns pontos da cidade. Dados divulgados pela coordenação da vigilância ambiental em saúde mostram que, no período de janeiro a setembro de 2020, foram notificados 101 casos de dengue. Em 2021, já foram notificados 267 casos.
Além disso, segundo os dados da Vigilância, em 2020, foram 506 coletas de larvárias, sendo que 338 foram no período de janeiro a setembro. Já em 2021, foram 454 coletas de larvárias, que são frequentemente encontradas em lixos, pneus e bebedouros de animais.
Segundo a coordenadora de vigilância ambiental em saúde da SMS, Ema Meurer, as equipes seguem inspecionando as residências, orientando os moradores, coletando larvas e realizando o tratamento focal nos locais de infestação.
“Esse trabalho precisa ter a seu favor o esforço de cada cidadão em se manter alerta dentro do próprio ambiente familiar, para descartar os recipientes que possam acumular água, eliminando o risco de transmissão dessas arboviroses transmitidas pelo mesmo mosquito”, afirma a coordenadora.