Lucas de Rio Verde chegou, nesta segunda-feira, ao final da vacinação da população adulta no município. Na oportunidade, 1.169 pessoas com 18 anos ou mais foram imunizadas no Parque de Exposições. Esse número, somado aos demais resultados das 24 campanhas anteriores, contempla 46.323 vacinados, equivalente a 90,3% da população adulta vacinável estimada pelo Ministério da Saúde.
A secretária de Saúde, Fernanda Heldt Ventura, agradeceu o apoio e empenho das equipes que se dispuseram a auxiliar na vacinação da população adulta, que teve início em 21 de janeiro deste ano. “Foi um processo longo, nesse período aprendemos muito, tivemos ajuda e dedicação de muitas pessoas. Então, fica aqui o nosso agradecimento. Tenho certeza que cada um que contribuiu leva consigo também um aprendizado, de servir a população, de servir ao próximo”, destacou a médica.
Além da primeira dose, o reforço da vacinação é parte da realidade da sociedade atual. O vice-prefeito Márcio Pandolfi convocou toda a população para ficar atenta às datas e à sequência do cronograma de vacinação. “Vamos seguir trabalhando, vamos cumprir toda a escala de vacina. Está comprovada a eficiência e benefício da vacina, então compareçam. Qualquer dúvida estamos à disposição, mas não deixem de se vacinar”, afirma Pandolfi.
Durante a vacinação, o prefeito Miguel Vaz falou sobre a importância dessa etapa com a imunização de grande parte da população luverdense. “É motivador ver tanta gente buscando a vacina, tomando a decisão de ser vacinado. Os efeitos são muito positivos e a gente vê hoje indicadores muito bons no município, como diminuição de casos ativos diários e redução das internações. Conseguimos fazer um bom trabalho de enfrentamento à pandemia e isso se deve à imunização e conscientização dos cuidados básicos das pessoas”.
Conforme Só Notícias já informou, o boletim epidemiológico atualizado hoje aponta que não foram registradas novas mortes em decorrência da doença em Lucas do Rio Verde. A última confirmação foi no dia 6 de setembro, e com isso, o total segue em 206, desde o início da pandemia.
Ainda foi detalhado que, de março de 2020 até agora, já foram notificados 15.598 casos positivos de Coronavírus. Destes, 15.356 se recuperam e outros 32 seguem considerados ativos. Atualmente, quatro pessoas estão internadas, três em Unidades de Terapia Intensiva e uma em enfermaria (ontem havia três hospitalizados no município).