A locação de um caminhão carga pesada equipado com prancha se estenderá por três meses, e o valor pago mensalmente será de R$ 28,9 mil, totalizando R$ 86,7 mil no fim da execução. O veículo será responsável por transportar máquinas pesadas (retroescavadeiras, tratores), que pertencem a frota de Matupá (200 quilômetros de Sinop).
O veículo que será locado deve ter capacidade mínima de 45 mil toneladas, com no mínimo 3 metros de largura e 10 de cumprimento, dois eixos, 340 cavalos, e chassi em aço de alta resistência. A empresa vencedora do certame ainda deverá fornecer motorista.
Consta no edital que a definição do pregão eletrônico será no dia 13 de outubro, e a licitante também deverá arcar com todas despesas, lubrificantes, materiais de desgastes e eventuais manutenções. A prefeitura será responsável por fornecer combustível.
O executivo justificou a contratação apontando que os maquinários em questão não podem andar “em um longo percurso, por conta do seu material rodante, que pode colocar sua vida útil em total risco e sua manutenção custa muito caro”, destacou.
Os principais terrenos percorridos por retroescavadeiras, tratores, máquinas são estradas de chão, sem pavimentação asfáltica, segundo o edital, e não é recomendado que andem muitos quilômetros.