PUBLICIDADE

Filhotes de onça-pintada em tratamento na UFMT Sinop serão levados para zoológico de Brasília

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (fotos: divulgação)

A professora da Universidade Federal de Mato Grosso e veterinária, no campus em Sinop, Elaine Dione Venega, informou ao Só Notícias, que os dois filhotes de onça-pintada resgatados por agentes da secretaria do Meio Ambiente e acadêmicos do curso de medicina veterinária em uma propriedade rural em Juara (300 quilômetros de Sinop) serão levados para Fundação  Zoológico de Brasília. Ainda não tem uma data prevista.

“Ainda estão conosco e vão ser encaminhados para o zoológico de Brasília, em um programa de conservação das onças-pintadas nas unidades de lá. Os filhotes estão bem, já passaram por exames, foram feitos alguns tratamentos de suporte, eles estão estáveis. São dois machos e já estão começando a se alimentar de forma mais independente. Agora, estamos preparando eles para o encaminhamento”, explicou Venega.

A veterinária acrescentou que “eles serão levados pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade até  Brasília. A princípio, será feito o transporte em uma caminhonete do IBAMA ou SEMA com o auxílio de uma caixa. Um médico veterinário também estará com a equipe e cuidará da saúde dos animais durante todo o percurso de Sinop até Cuiabá, onde irão embarcar em um voo que fará o translado para Brasília”.

A médica informou que ainda não tem precisão de quando devem ser soltos. “Neste momento ainda vão ficar no zoológico. Tomamos uma decisão mais conservadora em relação a esses dois animais para fortalecer a reabilitação aqui na nossa região. As onças só apresentavam desidratação com uma condição corporal aceitável”.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE