A prefeitura de Sinop contratou uma empresa para complementar os estudos que subsidiarão o projeto de uma ciclovia com extensão de 80 quilômetros até o município de Cláudia. A contratação se deu por meio de uma adesão a uma ata de registro de preços já aberta pela prefeitura de Cláudia, em maio deste ano.
A empresa de engenharia fará análises que subsidiarão o projeto da ciclovia. Segundo a justificativa apresentada pela prefeitura de Sinop, a prefeitura de Cláudia ficou responsável pelos estudos de um trecho de 46 quilômetros. Desta forma, Sinop completará as análises do outro trecho de 34 quilômetros.
O contrato com a empresa já foi assinado pela prefeitura de Sinop e o valor é de R$ 29 mil. A ata de registro de preços terá validade até maio do ano que vem. O prazo para conclusão dos serviços, no entanto, será de 90 dias.
A empresa contratada terá que entregar um levantamento topográfico planialtimétrico cadastral, ensaios geotécnicos do sub-leito, ensaios para jazidas e outros gastos do trecho por onde poderá passar a ciclovia.
No início do mês, a prefeitura de Cláudia divulgou que uma empresa de Cuiabá havia sido a vencedora do certame. Especializada em serviços de engenharia, a empresa já prestou serviços para algumas prefeituras de Mato Grosso, como as de Nova Brasilândia, Peixoto de Azevedo, Pedra Preta e Terra Nova do Norte.
Em março deste ano, os prefeitos de Cláudia e Sinop se reuniram para discutir o projeto. Na ocasião, foi apresentado um custo estimado de R$ 30 milhões para tirar a ciclovia do papel. A proposta é para que os municípios dividam os custos iniciais e busquem recursos estaduais e federais para o projeto.