A prefeita de Jaciara, Andréia Wagner (PSB), assinou e publicou decretos, durante a semana, declarando situação de emergência na cidade, devido a seca e incêndios florestais com reflexos na qualidade do ar. Segundo a gestora, essas situações têm comprometido a saúde da população, principalmente de crianças, gestantes e idosos, que são os grupos mais afetados nesse período crítico.
A preocupação se estende às comunidades rurais, diretamente atingidas pelo fogo. A maioria delas, com seu plantio e criação de animais ameaçados e até consumidos pelas chamas.
No decreto, a chefe do Executivo destaca a dificuldade de combate aos focos de incêndios, por variados motivos, entre eles a seca extrema, como apontado recentemente pela Defesa Civil de Mato Grosso.
“O Corpo de Bombeiros aqui de Jaciara tem nos ajudado muito, mas, como o fogo se alastrou consideravelmente, fica complicado controlar ou combater, o que é possível ser feito, estão fazendo. Além disso, nossa preocupação é com o agravamento de doenças respiratórias, o prejuízo no campo e os prejuízos público e privado”, observou Andréia Wagner.
No decreto, Andréia Wagner destaca o baixo volume de chuvas, isso porque há pelo menos 120 dias não é registrado chuvas de volume consideráveis. Situação registrada pelo programa nacional de monitoramento de secas.
Recentemente, uma equipe da Coordenação de Operações da Defesa Civil de Mato Grosso esteve em Jaciara para tratar do assunto. De acordo com o assistente técnico, Benedito Gomes, o monitoramento de seca é realizado via satélite. Com base nisso, foi possível detectar um grau crítico dos focos de incêndio.
Os incêndios florestais, conforme o órgão, já consumiram mais de 30 mil hectares de área do município. Só no Distrito de Celma, o fogo causou estragos em 5 mil hectares de terras. Outro levantamento apurado pela Defesa Civil, mostra o comprometimento dos lençóis freáticos da cidade, devido a falta de chuvas.
“Nós orientamos os municípios sobre os procedimentos a serem feitos devido a gravidade. Um deles, os decretos que são fundamentais para que a cidade consiga recursos para auxiliar as famílias afetadas pela seca e queimadas, principalmente aquelas que moram na zona rural. Estamos acompanhando tudo isso, e iremos auxiliar Jaciara no que for necessário”, salientou Benedito.