PUBLICIDADE

Secretaria fará no próximo mês audiências para apresentar anteprojeto do BRT entre Cuiabá-Várzea Grande

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística realizará audiências públicas para apresentar o anteprojeto do Bus Rapid Transit (BRT), que é movido à eletricidade, na Região Metropolitana do Vale do rio Cuiabá. As audiências, que serão em formato híbrido, acontecem em Cuiabá e Várzea Grande nos próximos dias 9 e 10 de setembro, respectivamente. O aviso das audiências está publicado no Diário Oficial que circulou, hoje

O objetivo é dar publicidade e debater o anteprojeto elaborado pela SINFRA e também sobre como está prevista a implantação dos corredores de transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande.

As audiências públicas serão conduzidas pelo secretário adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano da Sinfra, Rafael Detoni, acompanhado da equipe técnica da secretaria. Essa etapa antecede a publicação do edital de licitação para contratação de empresa responsável pela execução das obras de infraestrutura do BRT.

“Trata-se de um projeto que vai muito além de um mero corredor exclusivo de ônibus. Mais do que uma melhoria do transporte coletivo, o BRT Cuiabá-Várzea Grande traz consigo a requalificação urbana e a valorização da mobilidade ativa como maiores princípios, pois incorpora as melhorias das calçadas, a recomposição da arborização urbana e a criação de um parque linear com aproximadamente seis quilômetros dotado de ciclovia”, explicou Detoni.

Ainda segundo o adjunto, o BRT vai colocar a Região Metropolitana em um novo patamar no que se refere à qualidade do transporte coletivo.  “Associado ao uso de veículos 100% elétricos e com piso baixo, ou seja, sem degraus nas portas, o BRT da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá elimina barreiras físicas e supera velhos conceitos de transporte público, colocando nosso Estado em um elevado padrão de mobilidade urbana sustentável, similar ao que já acontece em países europeus, asiáticos e sul-americanos, como o Chile”, disse o adjunto.

Em Cuiabá, a audiência será realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entre as 14h e as 17 horas. Já em Várzea Grande, a audiência acontece na Câmara Municipal, também entre as 14h e as 17 horas. Em ambos os locais, a presença dos participantes será limitada conforme a capacidade, devido às medidas de distanciamento impostas pela pandemia do coronavírus. As audiências também serão transmitidas no YouTube do governo do Estado.

Os interessados em debater, com contribuições e questionamentos, a respeito da implantação da solução de transporte. Todas as peças gráficas e memoriais descritivos do Anteprojeto estão disponíveis no site da Sinfra.

Interessados em fazer manifestações escritas acerca dos documentos disponibilizados, para que sejam respondidas durante audiência pública, já podem encaminhar e-mail para [email protected].

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE