A equipe do programa de Artesanato Mato Grosso da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico cadastrou 60 cadastros para aquisição da carteira nacional de artesão durante o evento do 6º Circuito Empreendedor, ontem, em Juara (300 quilômetros de Sinop). Foram cadastrados também profissionais de Brasnorte e Campo Novo do Parecis.
Ao ser inscrito no Sistema de Informações do Cadastro do Artesanato Brasileiro, o artesão passa a ter autorização para vender seus produtos em feiras de artesanato nacionais, internacionais e a participar de oficinas e cursos de artesanato.
O serviço faz parte do rol de atividades e oficinas levados pelo Circuito Empreendedor ao interior do Estado. O objetivo é estimular a formalização dos pequenos negócios e ampliar o crescimento dos empreendimentos existentes.
Essa foi a forma encontrada para incrementar o crescimento do artesanato no Estado, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda. “Com o cadastramento, os artesãos deixam a informalidade e passam a ter direitos, a exemplo da isenção de ICMS na venda dos produtos, conseguem acessar incentivos fiscais, microcrédito, emitem nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA) e também podem contribuir como autônomo para a Previdência”, conclui Miranda.
O Circuito Empreendedor faz parte do programa “Pensando grande para os pequenos” desenvolvido pela secretaria desde 2019.