quarta-feira, 18/setembro/2024
PUBLICIDADE

Secretaria capacita empreendedores em Juara para incentivar pequenos negócios

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Os pequenos negócios representam 72% dos empregos formais criados no Brasil. Pensando em estender esse benefício aos 141 municípios mato-grossenses, a secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico fez ontem, mais uma edição do Circuito Empreendedor, no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Juara (300 quilômetros de Sinop). O projeto desenvolvido pela secretaria Adjunta de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor tem como propósito incentivar e incrementar os pequenos negócios em Mato Grosso por meio de capacitações.

O evento itinerante reuniu centenas de potenciais empreendedores, microempreendedores individuais, empresários de pequeno porte e gestores públicos, em oficinas e palestras, ao longo de todo o dia. As capacitações são voltadas para os participantes dos municípios que formam o Consórcio Vale do Arinos, do qual fazem parte Juara, Brasnorte, Itanhangá, Tabaporã, Novo Horizonte e Porto dos Gaúchos.

As oficinas e serviços têm como temas: compras governamentais, como formalizar uma empresa, cadeias produtivas, linhas de crédito disponibilizadas pela Desenvolve MT, produtos bancários, como aderir ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte, capital de giro e fluxo de caixa, turismo, entre outros. “O Circuito Empreendedor leva conhecimento e informação até os pequenos empreendedores na região onde ele vive e trabalha. Com o evento, eles têm acesso a ações de governo e das entidades parceiras que conjuntamente trabalham para fomentar a economia, diminuir a informalidade, instruí-los e orientá-los sobre o acesso às diversas linhas crédito criadas especificamente para a expansão empresarial”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.

De acordo com o secretário adjunto de Desenvolvimento do Ecossistema Empreendedor, Celso Banazeski, cada consórcio visitado pelo circuito mostra o quanto é importante interiorizar esse tipo de iniciativa governamental. “Temos percebido que as pessoas querem aprender a lidar melhor com seu negócio. Levamos informações básicas que muitos desconheciam, a exemplo das linhas de crédito, muitos empreendedores sequer sabem que podem acessar o serviço a juros baixos. Conosco eles aprendem que podem vender a produção para o setor público e que isso não é apenas para as grandes empresas. São diversas as orientações e esclarecimentos que prestamos no Circuito”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso tem 111 vagas de emprego e salários de até R$ 9,6 mil

Empresas e indústrias de Sorriso estão com 111 vagas...

Produção de carne nos frigoríficos de Mato Grosso aumenta 24%

Mato Grosso produziu 949,58 mil toneladas de carne bovina...
PUBLICIDADE