Os militares do Corpo de Bombeiros de Nova Mutum, com auxílio da guarnição da brigada municipal mista, combateram a queimada em uma lavoura numa propriedade rural na MT-235, em Santa Rita do Trivelato (271 quilômetros de Sinop), ontem. Os trabalhos se estenderam por aproximadamente 3 horas.
Foi necessário ainda solicitar apoio da sala de situação do comando regional, que acionou uma aeronave da base aérea para auxiliar. Produtores e funcionários das propriedades também ajudaram, com tratores, caminhões pipa e também avião de uma fazenda.
Quando os militares chegaram, as chamas já estavam se alastrando pela palhada de milho, e em uma área que ainda não foi colhida. Foram realizados oito sobrevoos com combate direto ao fogo.
Segundo o proprietário, a queimada teve início nas margens da rodovia, e quando percebeu já estava avançando em direção a sede da fazenda. Um trator que estava sendo utilizado no combate acabou danificado.
O fogo destruiu cerca de 300 hectares de um ponto que ainda não havia sido colhido, e 200 hectares de palhada. Não foi confirmado o valor estimado de prejuízo.