PUBLICIDADE

Instituto alerta para onda de calor e baixa umidade do ar em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: reprodução)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para uma onda de calor, que teve início a partir desta sexta-feira, em Mato Grosso e outros estados da região Centro-Sul do Brasil. Segundo o órgão, as temperaturas ficarão elevadas em grande parte de MT até o próximo dia 24.

“Tal previsão indica assim, o estabelecimento de uma onda de calor (período de cinco dias ou mais no qual as temperaturas máximas diárias ultrapassam ao menos 5°C em relação à climatologia/média para o período) sobre as áreas e período citados”, afirmou o Inmet, prevendo a situação também para grande parte do Mato Grosso do Sul, Oeste de São Paulo e Norte do Paraná.

Durante este período, segundo o instituto, os modelos numéricos de previsão do tempo indicam que, além das temperaturas elevadas, a umidade relativa do ar continuará baixa, especialmente à tarde (entre 20% e 12%). “Entretanto, nas cidades localizadas em regiões do sul do Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul a umidade do ar pode atingir valores abaixo de 12% em algumas horas do dia”.

Não chove em Mato Grosso há vários meses. Conforme Só Notícias já informou, a previsão é que as chuvas recomecem a partir do próximo mês. Entre outubro e dezembro, por outro lado, a previsão é de excesso de chuvas, conforme o meteorologista, professor e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Luiz Carlos Molion, durante palestra sobre perspectivas climáticas.

Ele também abordou as previsões para as chuvas no período de safra em Mato Grosso. “O volume de chuva estará em torno de 700 a 750 milímetros no acumulado, o clima deve ser muito propício (para a safra 2021/2022)”, declarou Molion, durante 1º Simpósio Técnico Aprosoja, realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE