Uma das datas especiais para o comércio em agosto, a semana do dia dos Pais trouxe dados positivos e boas vendas em Sinop. É o que aponta o levantamento do Centro de Informações Socioeconômicas, da Unemat, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas. A média de aumento ficou em 20%, em relação ao mesmo período no ano passado.
De acordo com o economista Feliciano Azuaga, um dos pontos importantes para o crescimento, é que consumidores e lojistas estão mais otimistas com ao avanço da vacinação, diminuindo a contaminação por Covid. Diante disso, praticamente não há mais risco de medidas restritivas impostas pelos órgãos públicos municipal e estadual.
“A economia se recupera desde maio e a percepção no comércio é que já estamos na fase de pós pandemia, sem medo de um novo surto e medidas que possam ser emitidas pelo poder público. Os dados confirmam o que a pesquisa havia levantado sobre o período do dia dos Pais”, explicou.
Na ascensão também estão outros segmentos, que acabam refletindo no comércio. A safra de grãos e um cenário positivo no Centro-Oeste, diferente das demais regiões do Brasil, são fundamentais para o fortalecimento econômico.
“Esse resultado do comércio local é diferente do restante do país, devido aos excelentes resultados das exportações de produtos agrícolas da região. Mesmo que os indicadores nacionais apresentem instabilidade e até negativos próximos a 2%, nossa bolha continua sendo diferente, somos um Brasil à parte”, comentou.
Além disso, a CDL realiza hoje, às 17h, o sorteio da campanha Sonho de Pai, que também ajudou a aquecer as vendas. Entre os prêmios estão uma moto, um aparelho de TV, três vales compras no valor de mil reais cada, além da indicação de entidades beneficentes para receber valores da campanha solidária. A ação será transmitida ao vivo na página da entidade.