Devido a forte estiagem de época pela ausência de chuva em Mato Grosso, os estádios de futebol sofrem muito. Um exemplo claro é o gramado do estádio Valdir Doilho, em Nova Mutum, onde o time da casa manda seus válidos pelo Campeonato Brasileiro da Série D.
No campo de jogo, há vários lugares com a falta de grama. Para tentar diminuir a irregularidade no gramado, a diretoria do clube coloca areia. Porém, não é o ideal e muito menos suficiente para deixar o terreno para a boa prática de um bom jogo de futebol. Ao reconhecer a atual situação do campo, o presidente do clube Anir Coimbra afirmou que não ‘há muita coisa para fazer’.
Vice-líder do Grupo A5 do Campeonato Brasileiro da Série D com 18 pontos ganhos e bem próximo de passar para a segunda fase, o Nova Mutum descarta transferir seus jogos restantes pela fase classificatória para Lucas do Rio verde, onde tem o estádio Passo das Emas.
O dirigente ressalta que a estrutura de irrigação do estádio não é suficiente para alcançar toda a extensão do campo. “Infelizmente, é a nossa única opção”, lamentou Coimbra.