PUBLICIDADE

Equipes encontram filhote de papagaio em ninho durante manutenção em Sinop; araras-canindé estão frequentando  

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: divulgação)

Os representantes do projeto social Arara Canindé fizeram, hoje, reparos em seis ninhos que são monitorados. Em quatro deles, foram encontrados vestígios de araras-canindé, que estão em processo de nidificação (preparação do ninho). Outros dois, estão sendo frequentados por papagaios-verdadeiros, sendo que em um já há filhote e outro no outro a ave está chocando.

Além disso, também foram instalados dois novos ninhos em palmeiras de Sinop, sendo que em um deles, foi colocada uma câmera, que fará o monitoramento 24 horas por dia, possibilitando acompanhar toda a movimentação.

Segundo o desenvolvedor do projeto, Anderson Kirsch, os trabalhos contaram com auxílio da prefeitura, através da secretaria de Meio Ambiente, que disponibilizou um caminhão e também da acadêmica de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso, Júlia Murcia Sanches.

“Constatamos hoje que estão sendo frequentados. No ninho número um, onde fizemos um reparo, na hora que terminamos de mexer e fomos instalar outro na palmeira ao lado, ainda veio uma Maracanã, e pousou”, comemorou Anderson, com os resultados positivos do projeto.

Por outro lado, o desenvolvedor lembrou que não é permitido que outras pessoas mexam nos locais. “Em um dos ninhos, constatamos que alguém mexeu, foi tirada a tampa de cima. É importante frisar que isso é crime, porque só o projeto tem permissão para fazer a manutenção ou qualquer outra ação”, completou.

O projeto Arara Canindé iniciou as atividades em novembro de 2019, e tem como objetivo construir ninhos, espalhá-los pela cidade, e assim consequentemente auxiliar na reprodução de araras e preservação de árvores. A ação conta com parceria da prefeitura, secretaria de Estado de Meio Ambiente e UFMT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acidente envolve cinco veículos em Lucas do Rio Verde

Um acidente ocorreu hoje de manhã, envolvendo quatro veículos...

Projeto bombeiros do futuro forma mais 103 crianças em Sorriso

O Projeto Social Bombeiros do Futuro formou 103 crianças...

Projeto “Florestas de Algodão” da UFMT é destaque em revista americana

o projeto "Florestas de Algodão", desenvolvido pelo Centro Vocacional...
PUBLICIDADE