PUBLICIDADE

Oncomed mantém realização de quimioterapia e radioterapia pela Unimed Cuiabá

PUBLICIDADE
Assessoria

Em decisão liminar proferida nesta segunda-feira (16) a Justiça Estadual determinou que a Oncomed-MT, clínica fundada há 25 anos na capital mato-grossense, permaneça realizando quimioterapia e radioterapia em pacientes oncológicos cujo plano de saúde é a Unimed Cuiabá. A medida, que contempla também pacientes de intercâmbio estadual e nacional, torna sem efeito o descredenciamento dos serviços, que havia sido imposto pelo plano de saúde, em ato unilateral.

A liminar foi concedida pelo juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular da Comarca de Cuiabá, acatando o pedido do Ministério Público Estadual que, em uma Ação Civil Pública, pleiteia a garantia, aos pacientes, do direito de fazerem seus tratamentos contra o câncer na Oncomed-MT. Movida pelo promotor Ezequiel Borges de Campos, da 6ª Promotoria de Justiça Cível – Tutela Coletiva do Consumidor, a ACP pede que todos os pacientes em tratamento e em acompanhamento possam fazer quimioterapia e radioterapia na Oncomed-MT. No que se refere ao terceiro grupo de pacientes elencado pelo MPE-MT – pessoas que tenham contratado o plano de saúde Unimed até 31 de julho deste ano – o pedido não foi contemplado na decisão liminar.

“Estamos felizes porque prevaleceu o direito de escolha dos pacientes. Nós, da Oncomed-MT, vamos continuar nos dedicando ao tratamento do câncer, buscando oferecer, sempre, qualidade e acolhimento. Nossa estrutura, conhecimento e profissionais estão aqui com um único e comum objetivo: preservar a saúde, em prol da vida”, declara a diretora e fundadora da Clínica, oncologista Cristina Guimarães Inocêncio.

Com a decisão judicial, além da quimioterapia e radioterapia, a realização de radiocirurgia também volta a ser disponibilizada aos pacientes cujo plano é a Unimed Cuiabá. “Uma conquista importante, porque somos a única clínica do Estado apta a realizar radiocirurgia, uma modalidade menos invasiva, que traz mais qualidade de vida a quem está batalhando contra o câncer”, observa a diretora.

Na Justiça – A Ação Civil Pública movida pelo MPE-MT tramita na Vara Especial de Ação Civil Pública e Ação Popular sob o número 1026744.2021.8.11.0041. Os pedidos que nela constam encontram amparo, conforme ressalta o MPE-MT, nas normativas estabelecidas pelo órgão regulador das operadoras de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), bem como estão resguardados na legislação brasileira de defesa do consumidor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem mais de 500 captações de córneas em um ano

O Estado de Mato Grosso, por meio da secretaria...

Sinop: UBSs terão horário estendido e programação especial para homens no dia 28

A secretaria de Saúde está com uma programação especial...

Hospital Santa Casa promove mutirão de cirurgias pediátricas em Cuiabá

O Hospital Estadual Santa Casa, mantido pela secretaria estadual...

Prefeitura no Nortão define compra de duas UTIs móveis e dois ônibus

A administração municipal em Tapurah (200 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE