A secretaria de Estado de Meio Ambiente confirmou, há pouco, que está suspensa a visitação e subida ao monumento morro de Santo Antônio, em Santo Antônio do Leverger (27 quilômetros Cuiabá) por questões de segurança até que a queimada que começou no último sábado seja extinta e não tenha risco aos usuários. Os focos de calor estão sendo combatidos pelo Corpo de Bombeiros.
No período de estiagem é necessário aumentar os cuidados em áreas com risco de incêndio. Está proibido o uso do fogo para qualquer finalidade na zona rural até o dia 30 de outubro, conforme decreto. Na zona urbana o uso do fogo é proibido o ano todo.
O monumento natural morro de Santo Antônio é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Mato Grosso, especialmente para quem é adepto de trilhas ou outras atividades ao ar livre.
Após o término do combate aos focos de calor, a visitação será retomada. A SEMA solicita que seja feito o aviso prévio com pelo menos 48 horas de antecedência para que o acesso seja controlado, e que haja apoio para em caso de acidentes.