PUBLICIDADE

Mato Grosso vive situação “menos desconfortável” na pandemia, avalia secretário

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/Guilherme Araújo/arquivo)

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, avaliou que a situação de Mato Grosso na pandemia de coronavírus é “menos desconfortável” atualmente. Em entrevista a uma emissora da capital, o gestor apontou que a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), hoje, está em cerca de 69%.

“Estamos em uma situação menos desconfortável, eu diria. Não podemos dizer que é confortável. Nós temos 139 leitos de UTIs covid no Estado (disponíveis). São leitos distribuídos geograficamente. E temos um universo substancial de leitos de enfermarias, mais de 500 disponíveis”, avaliou Gilberto.

O secretário alertou ainda que a taxa de ocupação de UTIs superior à dos leitos de enfermaria indica que os pacientes estão demorando para procurar atendimento. “O que é para refletir é que existe uma densidade pequena de pessoas internadas em enfermarias, se comparado com a UTI. Isso ocorre porque as pessoas continuam demorando para chegar no leito de atendimento. Muito disso em municípios do interior, onde se posterga o encaminhamento. Os pacientes não querem ser internados em leitos de enfermaria fora do município. Então, a pessoa protela o atendimento e, quando chega na regulação, o estado já é crítico”.

Gilberto ponderou que, diferente das recomendações feitas nacionalmente, no início da pandemia, é preciso procurar atendimento logo nos primeiros sintomas. “Muito diferente daquilo que se recomendou no início da pandemia. Hoje, já temos certeza que deve buscar o tratamento precoce, muito imediato, logo nos primeiros sintomas, mesmo que não haja confirmação de que seja covid. E se necessário for, ser assistido em leitos de enfermarias”, destacou o secretário.

Nesta terça-feira, o Estado divulgou uma nova classificação e apontou que caiu de 14 para 11 o número de municípios que estão com risco alto de contaminação. São eles: Alta Floresta, Água Boa, Figueirópolis D’ Oeste, Jangada, Nova Xavantina, Novo São Joaquim, Primavera do Leste, Salto do Céu, Santa Rita do Trivelato, São José do Povo e Sapezal.

Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e mais 126 continuam classificadas na categoria moderada para a contaminação do Coronavírus. Nenhum município foi classificado com risco muito alto ou baixo da Covid.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE