PUBLICIDADE

Prefeito quer priorizar qualificação na área de operação e preparar Nova Mutum para chegada de ferrovia

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria)

O prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix (PSL), também conheceu o terminal ferroviário da Rumo Logística em Rondonópolis, na última terça-feira, e confirmou, em entrevista, ao Só Notícias, que uma das ações de sua gestão e viabilizar cursos de qualificação na área de operação. O objetivo, é preparar mão de obra, visando a expansão da ferrovia até o município.

“A gente já vai trabalhar nessa questão para qualificar os trabalhadores, envolvendo toda a operação do terminal. Também já se preparar na questão do plano diretor da cidade, vamos rever alguns pontos, de acessos, infraestrutura, na área de mobilidade, logística, visando a instalação desse terminal”, disse.

Ainda na expectativa de receber a expansão ferroviária, o gestor também apontou que será acelerado um programa de incentivo a construção de área habitacionais, que já vinha sendo objeto de análise por parte da administração municipal. “Já estávamos trabalhando e agora faremos com mais força”, destacou.

O objetivo da visita, segundo Félix, foi justamente entender estas questões e conhecer o funcionamento da unidade. “Ver in loco os impactos que a instalação de um terminal rodoviário podem gerar, tanto pela visão de logística, quanto para questão da economia, indústria, comércio, já que vai aquecer todas as cadeias”.

O prefeito ainda pontuou que a instalação dará maior agilidade para o transporte, principalmente às regiões Sul e Sudeste do país. “Isso vai ajudar muito nosso comércio, além da geração de empregos, trás crescimento para a cidade, uma melhora significativa para a arrecadação do nosso município. Agora temos que começar a se preparar  para o futuro, para não sermos surpreendidos”.

Também buscando acelerar o processo e preparar Nova Mutum, o chefe do executivo garantiu que a equipe da administração municipal trabalhará nos próximos meses para criar um novo pacote de obras estruturantes, que deve impactar em todas as frentes, e ser lançado no início do próximo ano.

O terminal de Rondonópolis recebe grãos e fertilizantes transportados por trens e é considerado o maior da América Latina, com 15 moegas rodoviárias, capacidade estática de 150 mil toneladas e três tulhas ferroviárias que permitem carregar três trens simultaneamente. A Rondonópolis pode receber até 2 mil caminhões por dia. São embarcadas por ano mais de 20 milhões de toneladas de carga de grãos.

Conforme Só Notícias já informou, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz também visitou a unidade. “Nós viemos conhecer o terminal de perto para ter noção de como isso vai se desenvolver em nosso município, incluindo a geração de empregos. Ter esse panorama é muito importante para que a gente consiga pensar e preparar o nosso município para o futuro”, disse o gestor.

O governador Mauro Mendes pretende assinar, em algumas semanas, o contrato para empresa elaborar projeto e executar a obra para expandir a ferrovia de Rondonópolis a Cuiabá e depois a Nova Mutum e Lucas. A expectativa é que as obras da primeira ferrovia estadual do Estado comecem no ano que vem. A estimativa de investimento é de R$ 12 bilhões e, segundo projeções do governo, garantirá 235 mil empregos, entre diretos, indiretos, temporários e os gerados pelo efeito-renda, por conta do desenvolvimento econômico que a obra vai trazer

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE