A Justiça recebeu, nesta terça-feira, denúncia oferecida pela 8ª Promotoria de Justiça Criminal de Cuiabá contra 10 pessoas acusadas de envolvimento no roubo, sequestro, morte e receptação dos bens do servidor público aposentado Nicomedes Francisco Pinto Lopes, de 69 anos. Os crimes aconteceram em março deste ano, nas cidades de Chapada dos Guimarães e Cuiabá.
O Ministério Público denunciou sete homens e três mulheres pelos crimes de roubo, extorsão mediante sequestro com resultado morte e receptação. Conforme o Ministério Público, no dia 21 de março de 2021, três homens invadiram a casa da vítima no bairro Pôr do Sol, em Chapada dos Guimarães, e roubaram duas televisões, um aparelho celular iPhone 8, duas espingardas, um tablet, um cartão do Banco do Brasil e um veículo Jeep Renegade, mediante violência e grave ameaça exercida com emprego de armas de fogo.
Os bens materiais foram colocados em um veículo que dava apoio ao assalto enquanto a vítima foi sequestrada e trazida para Cuiabá no próprio carro. Nicomedes Lopes foi levado para uma residência localizada no bairro Jardim Vitória, onde estavam outros dois homens e uma mulher. De acordo com o promotor de Justiça Adriano Augusto Streicher de Souza, estavam “todos reunidos com o mesmo propósito de obterem vantagem ilícita financeira/patrimonial em prejuízo da vítima”.
Nicomedes Lopes foi mantido vivo enquanto o grupo estava na prática criminosa obtendo vantagem financeira até que, no dia 22 de março, em horário e local imprecisos, foi morto a tiros. O corpo foi encontrado no dia 25, na margem da Rodovia Arquiteto Helder Cândia (MT-010). Ainda segundo a denúncia, entre os dias 21 e 22 de março, dois casais “receberam/adquiriam, em proveito próprio ou alheio, coisa (da vítima), que sabiam ser produto de crime, consistente em dinheiro”.
Os réus serão citados pela 6ª Vara Criminal da Capital para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 dias.