A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já procurou a secretaria adjunta de Esporte e Lazer do Estado há uma semana, para iniciar a preparação da Arena Pantanal, visando o retorno de público nos jogos válidos pelas competições nacionais. Desde março do ano passado, o futebol brasileiro fechou os portões das praças futebolísticas por causa da pandemia do novo coronavírus.
A CBF sinalizou que a partir de outubro já poderá reabrir os portões dos estádios brasileiros. Apesar dos vetos, a final do Campeonato Estadual deste ano, envolvendo Cuiabá e Operário teve a presença de torcedores, em sua grande maioria convidada por parte do ‘Dourado’.
Há dez dias, o governo do Estado sancionou um projeto de lei, liberando 35% da capacidade dos estádios de futebol para receber público. Isso desde que o torcedor comprove que já tenha tomado a primeira dose ou as duas vacinações contra a covid-19. Há também outra opção para quem não tomou a vacina: a comprovação do teste negativo PCR, 48 horas antes de cada jogo.
No caso da Arena Pantanal, com capacidade para 44 mil torcedores, estaria apta a acomodar em torno de R$ 15 mil torcedores. O estádio é o único em condições de sediar jogos válidos pela Série A do Campeonato Brasileiro.
O secretário Adjunto de Esporte e Lazer, Jefférson Carvalho disse que o ofício enviado pela CBF ao Governo do Estado “não detalha muito a respeito da liberação do local”. Contudo, ele ressalta que o estádio está apto e sua equipe preparada para cumprir todas as exigências que forem feitas pelos órgãos responsáveis.
Carvalho lembra que a Arena sediou com sucesso os jogos válidos pela primeira fase da Copa América. “Estamos aguardando mais detalhes da CBF a respeito da liberação da Arena Pantanal para o público voltar. Mas o estádio está apto”, disse.