O estudante Elizier Ariel Pereira, 16 anos, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) em Sorriso, foi premiado com a medalha de prata na última edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os resultados foram divulgados esta semana pelos organizadores do evento.
“Quando meu professor me apresentou a OBA, a prova já estava um pouco em cima da hora, mas eu resolvi tentar”, relembra Elizier. Com a Olimpíada em mente, ele se preparou com o apoio do professor de Física, Fernando Sousa de Oliveira, e obteve nota suficiente para a medalha na competição.
De acordo com o professor Fernando, o IFMT Campus Sorriso participa da OBA desde 2013, mas sempre teve como foco a Mostra de Foguetes, que na Olimpíada ocorre paralelamente à prova de Astronomia e Astronáutica. “A gente resolveu entrar na forma teste, então, por isso, a gente inscreveu só um aluno. Trabalhamos cerca de duas a três semanas sobre o tema, pegando períodos extras das aulas de Física”, detalha.
Segundo ele, o aluno é um estudante muito focado. “Ele vai além daquilo que a gente já discute juntos, então ele procura de uma forma autodidata algumas coisas. E aí, quando ele traz junto para a discussão, o processo de ensino se enriquece, porque a gente pode se aprofundar em temas que, em sala de aula, a gente não tem tempo”, comenta Fernando.
Elizier destaca que a participação na OBA “foi uma experiência muito boa. Eu gostei muito de poder estudar Astronomia. Pretendo estudar avulso o assunto, e vejo isso agora como um hobby. Muito legal!”.
Com o resultado obtido na Olimpíada, ele foi o único estudante de escola pública em Sorriso a receber um convite para participar da fase online do processo de seleção da próxima edição das Olimpíadas Internacionais de Astronomia. Em Mato Grosso, 66 estudantes receberam convite similar. Sobre essa próxima etapa, o estudante disse que pretende fazer a prova, mas já antecipa que sua meta principal agora é o preparativo para o vestibular.