PUBLICIDADE

Prefeitura libera nova idade para agendamento de vacinação contra covid em Sinop

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria de Saúde de Sinop liberou, nesta sexta-feira, agendamento para pessoas com 33 anos vacinar, em primeira dose, contra a Covid-19. As vagas estão disponíveis entre segunda (9) e sexta-feira (13), na opção Ginásio Olímpico José Carlos Pasa. O agendamento pode ser feito no site da prefeitura.

Mesmo com a liberação de nova idade, o agendamento para as pessoas que compõem os grupos anteriormente abertos e que, por algum motivo, não compareceram na data escolhida, segue disponível. A apresentação dos documentos pessoais, CPF ou cartão SUS é obrigatório no dia de vacinar. O cartão de vacinação também é importante.

Cerca de 81,7 mil doses de imunizantes contra a covid-19 já foram aplicadas em Sinop, onde, conforme o Ministério da Saúde, a população vacinável (acima de 18 anos) está estimada em 104,3 mil pessoas. Do total aplicado, 57,9 mil são de primeira dose. Isso corresponde a cobertura de pelo menos 55,5% do público vacinal.

Em relação à segunda dose ou dose única, já foram aplicadas 23,8 mil vacinas. Com isto, pelo menos 22,8% do público estimado está com o processo de vacinação concluído. Quando analisada a diferença dos números entre primeira e segunda dose, deve ser levado em consideração o intervalo de aplicação entre uma e outra conforme os imunizantes. No caso da AstraZeneca/Oxford e da Pfizer, o intervalo de aplicação é de 12 semanas. Já para Coronavac/Butantan, é de 14 a 28 dias.

O andamento na vacinação já reflete no cenário de contaminação da Covid-19 em Sinop. Dados do boletim epidemiológico, emitido diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, apontam que desde 29 de junho, o município está classificado como risco moderado de transmissão da doença. A classificação é feita pelo Governo do Estado, que considera os dados dos últimos 14 dias (média móvel) que antecedem a publicação do boletim (publicado nas terças-feiras) e, também, o acumulado em 90 dias.

Os casos graves, que resultavam em internações, também reduziram. Em março (pico da transmissão no município), por exemplo, foram registrados mais de 80 internados em alguns dias, entre leitos de UTI e enfermaria. Ontem, foram 32 registros. Os óbitos em decorrência da doença também reduziram.

As informações são da assessoria da prefeitura. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE