O Instituto Mato-grossense de Economia agropecuária (IMEA) informou que atualizou, esta semana, a nova estimativa da safra de milho no Estado. Seguem previstas em 5,68 milhões de hectares e, referente à produtividade, com a colheita entrando em sua reta final, “foi possível avaliar melhor o impacto do clima nas lavouras. Com isso, a produtividade apresentou um reajuste de -0,28% ante ao relatório passado, exibindo um rendimento de 93,54 saca/hectare”.
O instituto constatou que, “algumas regiões apontaram incremento na produtividade esperada, como a Oeste de Mato Grosso que demonstrou um aumento de 6,92%. Por outro lado, regiões como a Sudeste indicaram queda nos rendimentos ante o último relatório. Essa diferença de direções foi pautada pelas condições climáticas que cada região foi submetida no decorrer da safra”.
O IMEA conclui o levantamento apontando que, “com a manutenção da área e a redução nos rendimentos, a produção foi revisada para 31,91 milhões de toneladas, queda de 88,06 mil toneladas ante o relatório anterior”.