Os eleitores de Matupá, Torixoréu e Acorizal estão indo às urnas, hoje, para escolher os novos chefes do executivo municipal de cada município para substituir os prefeitos que tiveram os mandatos cassados.
O funcionamento das seções eleitorais é até às 17h e a identificação biométrica do eleitor não será utilizada.
Em Matupá, disputam Bruno Mena, pelo Democratas (ex-vice-prefeito eleito em 2020), o delegado Geraldo Gezoni, do PSB, e Marinilde Dall’Acqua, pelo MDB. O TSE mandou fazer nova eleição após indeferir registro de candidatura por ato de improbidade administrativa do prefeito Fernando Zafonato (eleito em novembro) e afastado do cargo. A decisão cassou a chapa, ‘atingindo’ também o vice-prefeito. O presidente da câmara fica interinamente até setembro.
Em Acorizal, o prefeito eleito, Meraldo Sá (PSD), também teve registro cassado (por improbidade administrativa), em dezembro, e o presidente da câmara é o prefeito em exercício.
Em Torixoréu, o TSE determinou nova eleição ainda em dezembro. A candidata reeleita Inês Moraes Mesquita (DEM), foi impedida de assumir porque a justiça não permite mais de dois mandatos seguidos de um mesmo grupo familiar. O marido dela, Odoni Mesquita, foi prefeito de 2013 a 2016. Depois disso, Inês foi eleita e, em 2020, reeleita, com 1.392 votos.