A secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação inaugurou a nova sede da Escola Técnica Estadual de Lucas do Rio Verde, no centro da cidade e disponibilizada com o apoio da prefeitura. O prefeito do município, Miguel Vaz, reforçou a importância desta parceria entre Estado e Município para a realização de cursos técnicos e promoção de qualificação profissional para a região.
“Com este novo espaço, mais amplo e com melhor estrutura, já estamos alinhando novos projetos e cursos. Eu gostei de saber um pouco sobre a evolução e amadurecimento dos alunos durante o curso. Geralmente, eles começam o curso jovens, muitos vão a pé ou de bicicleta. E, ao longo do curso, arrumam trabalho e no final, vão de moto ou carro, e de barba. Aqui é uma cidade de oportunidades, e eu acredito na educação, penso que este seja o caminho para uma vida melhor a todos”, disse o gestor.
A coordenadora da Escola Técnica Estadual, Adriana Camargo, explica que o novo espaço foi construído especialmente para abrigar a escola e que agora a capacidade aumentou e as condições de atendimento estão mais adequadas. “O prédio antigo estava muito deteriorado, e por meio de uma parceria com a Prefeitura, conseguimos este novo local, que foi construído e adaptado para nos atender. É um espaço novo, maior, na região central da cidade e com melhor estrutura para atender a sociedade” diz.
O diretor da Escola Técnica Estadual, José Otacílio Mainardi, ressalta que a unidade atende cerca de 10 municípios do entorno e que a região está em constante crescimento, portanto o mercado precisa de mão de obra qualificada. “A escola é uma grande oportunidade de inclusão no mercado de trabalho por meio da capacitação profissional de jovens e adultos, portanto, é fundamental para um município em pleno desenvolvimento”, falou.
A escola atende cerca de 600 alunos com a oferta de diversos cursos técnicos nas áreas de edificações, administração, agricultura, agropecuária, agronegócio e segurança do trabalho.
Em agosto, começarão novas turmas, e há ainda planejamento para abrir mais cursos de curta duração para início ainda este ano. Além dos cursos técnicos que são presenciais, atualmente a escola tem cinco turmas de ensino a distância (EAD) em andamento.