PUBLICIDADE

Comissão manifesta intenção de expansão de ferrovias até Sorriso

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: Lenine Martins/arquivo)

Sorriso, um dos maiores produtores de soja e milho no Brasil, está formando comissão pró-logística com representantes do executivo, legislativo e diversas entidades para que os trilhos das ferrovias cheguem até o município ou que seja instalado o mais rápido possível nas cidades vizinhas gerando redução no custo logístico para o agro. O grupo também defende livre concorrência para que o sistema de monopólio não se instale gerando redução insatisfatória no custo da escoação.

“Ter os terminais dentro do município é favorável, mas nesse primeiro momento não é o objetivo maior, é a vinda da Fico (Ferrovia Centro-Oeste) até Lucas ou Sorriso, que fique num traçado que posso atender a demanda Médio Norte e Norte. Também temos que criar a concorrência porque se ficar só no monopólio até Lucas, a gente sabe que o desconto não é tudo aquilo que a classe produtora precisa. O escoamento seja ele do lado sul, mas também temos que ter o escoamento da safra da região Norte. Que se cria a concorrência legal para baixar o frete”, avaliou o secretário de Governom Hilton Polesello, em entrevista, ao Só Notícias.

A Ferronorte, por exemplo, tem a principal base em Rondonópolis (fazendo ligação com São Paulo) e a articulação e levar os trilhos até Cuiabá e em seguida a Lucas. A Ferrogrão, no projeto do governo federal, de companhias do agronegócio, ligará Itaituba (PA) até Sinop (cerca 1,1 mil km) e na segunda etapa a Lucas do Rio Verde (mais 150 km).

O governo federal planeja fazer a concessão para a iniciativa privada ainda este ano. Já a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) ligará Água Boa, passando por Lucas do Rio Verde, ao município de Mara Rosa (GO), onde está a Norte-Sul.

A Rumo Logística tem concessão para operar 12 terminais de transbordo e seis portuários, administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Padrasto que abusou de criança é preso em Sinop e diz que “via prazer no rosto da vítima”

Policiais da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança...

Black Friday em Mato Grosso deve movimentar mais de R$ 500 milhões, aponta Fecomércio

Mato-grossenses devem gastar mais durante a Black Friday, conforme...
PUBLICIDADE