O Governo do Estado vai investir mais de R$ 17 milhões na construção e modernização de cinco Núcleos de Polícia Militar. No Nortão, as cidades de União do Sul e Itaúba serão beneficiadas. O projeto também será implantado em Cocalinho, Santa Cruz do Xingu, e no distrito de Santo Antônio do Fontoura, em São José do Xingu.
Cada unidade contará com condomínios residenciais destinados aos policiais que trabalham nessas cidades. O valor está incluído nos R$ 41 milhões anunciados pelo Estado para a construção e reforma predial de unidades da PM. Neste primeiro momento, os Núcleos de Polícia Militar serão construídos nos municípios de Itaúba, União do Sul e
Todo o projeto de construção, reforma e modernização das unidades foi elaborado pela equipe de policiais da Coordenadoria de Infraestrutura da PM. O planejamento dos novos núcleos foi desenvolvido de acordo com o regulamento geral da PM, que prevê ambientes adequados como sala do comandante e do subcomandante, reserva de armamento e um espaço moderno, humanizado e acolhedor para atender o cidadão.
Cada núcleo terá um condomínio agregado, destinado exclusivamente aos policiais. A iniciativa inédita tem como objetivo valorizar o policial que trabalha nas cidades mais distantes. A vila militar ou condomínio residencial militar será composta por 12 casas padrão destinada ao policial e sua família.
“Essa Vila Militar é algo inédito, um diferencial em Mato Grosso. Com esse recurso disponibilizado pelo governador Mauro Mendes e com o apoio dos prefeitos e vereadores vamos oferecer qualidade de vida e condições melhores de trabalho ao nosso militar que se dedica à segurança pública nos municípios mais longínquos de Mato Grosso” destaca comandante da PM, coronel Jonildo Assis.
O coronel Assis conta ainda que as unidades Núcleo PM no interior estão deterioradas e que esse projeto de modernização, vai deixar tudo isso no passado. “Valorizando nosso policial e o ambiente de trabalho deles, isso automaticamente fortalece ainda mais os laços da Polícia Militar com a comunidade local. Com a Polícia Militar atuante e parceira dos moradores destes municípios, a criminalidade não terá vez”, afirma o comandante.