O governador Mauro Mendes assinou, ontem, a ordem de serviço para iniciar as obras de pavimentação de um trecho da MT-010 que terá extensão de quase 100 km, no trecho entre os municípios de Ipiranga do Norte e Tabaporã. O primeiro lote vai do entroncamento da MT-242 até o entroncamento MT-222, em Ipiranga, com extensão de 48,1 quilômetros. O segundo trecho vai do entroncamento da MT-222 até o distrito de Nova Fronteira, em Tabaporã, extensão total de 50,3 km. O investimento que o governo do Estado fará é de R$ 93,5 milhões. Uma etapa deve ser concluída ano que vem.
A obra vai resolver um grande problema, de décadas na região, e também é um sonho antigo dos moradores que deixarão de enfrentar atoleiros e ‘poeirão’. Segundo o governador, mais essa obra feita pelo Estado é reflexo do trabalho realizado logo no início desta gestão, que possibilitou com que o Estado reequilibrasse as contas públicas e pudesse, neste momento, realizar investimentos em infraestrutura para atender a todas as regiões de Mato Grosso.
“Em janeiro de 2019 tínhamos em Mato Grosso quase 500 obras paralisadas em diversas áreas fora os convênios com os prefeitos que foram assinados e que o Governo não repassou os recursos para execução das obras. Naquele momento tínhamos um Estado que devia para Deus e todo mundo. Devíamos R$ 3,6 bilhões e, diante de tanta dificuldade, tivemos que tomar medidas amargas para que pudéssemos recuperar o Estado”, lembrou o governador.
Ela acrescentou que a recuperação econômica do governo do Estado já é realidade, pois Mato Grosso possui recursos financeiros em caixa não apenas para dar andamento as obras já em execução, como também para investir em novas obras que ainda serão lançadas, segundo Mendes. “Digo isso com tranquilidade, pois nossa administração tem algumas características. Uma delas é que nós não damos ordem de serviço e não fazemos nenhum compromisso se não tivermos 100% de certeza que temos o dinheiro para fazer. Neste momento estamos tocando centenas de obras em todas as áreas. Fazer estrada é muito importante, mas temos que fazer escolas, construir hospitais, reformar estruturas e cuidar de todas aquelas responsabilidades do Poder Público perante o cidadão”, afirmou Mauro.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, reforçou que a pavimentação desse trecho da MT-010 vai melhorar o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso. “Foi o modo de agir do governo Mauro Mendes que mudou todo o modo de se trabalhar na Sinfra. Hoje temos credibilidade de pedirmos para as associações, consórcios intermunicipais e prefeituras os projetos de engenharia para interligar cidades, para possibilitar o escoamento da produção, atender o transporte intermunicipal, o transporte escolar, a saúde e o direito de ir e vir do cidadão. Hoje tenho orgulho de transformar Mato Grosso e estar aqui anunciando mais uma importante obra de infraestrutura”, disse o secretário, através da secretaria adjunta de Comunicação.
Além de deputados e vereadores participaram do lançamento das obras os prefeitos de Nova Bandeirantes, César Périgo, de Juara, Carlos Sirena, de Tabaporã, Cirineu Moleta e de Porto dos Gaúchos, Vanderlei de Abreu.