PUBLICIDADE

Presidente de companhia defende expansão de ferrovia a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria)

A expansão da Ferronorte, de Rondonópolis até Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, foi debatida, hoje, por lideranças políticas e empresariais. O presidente da Rumo Logística João Alberto Fernandez de Abreu, o vice-governador Otaviano Pivetta, o prefeito de Nova Mutum, Leandro Felix, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz Ribeiro, empresários e produtores analisaram o projeto ferroviário, seus impactos, viabilidade e prazos. O governo federal precisa autorizar a concessão.

A extensão do ramal de Rondonópolis, com uma ‘base em Cuiabá’ e os trilhos chegando a Mutum e Lucas representa cerca de 600 quilômetros de obras. Não foi informada a projeção de investimento financeiro mas há viabilidade econômico devido ao grande volume de soja, milho, algodão e demais produtos produzidos em Mutum, Lucas, Sorriso, Santa Rita do Trivelatto e demais municípios até o Porto de Santos (SP).

“O transporte ferroviário apresenta um custo menor se comparado com o transporte rodoviário e outros tipos de modais. A chegada da Rumo em Nova Mutum diminuirá esse custo auxiliando diretamente na economia de todo o Centro-Oeste brasileiro”, ressaltou o presidente da companhia, João Alberto Fernandez de Abreu.

o prefeito Leandro Felix avaliou que “essa reunião serviu para fortalecer essa discussão e adiantar a seriedade do projeto junto à sociedade, em especial aos empresários dos mais diversos segmentos”, declarou, através da assessoria.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, considerou que o mais importante “dessa visita foi ouvir do presidente, que a Rumo está pronta pra investir na extensão da Ferronorte, de Rondonópolis até Lucas do Rio Verde, que dispõe dos recursos e que os projetos de licenciamento ambiental estão em andamento”. “Para a gestão pública, o grande desafio é preparar Lucas do Rio Verde para os investimentos que virão com as três ferrovias, Fico, Ferrogrão e Ferronorte (Senador Vuolo), para que o nosso município continue crescendo de forma organizada”, acrescentou.

A Rumo Logística tem concessão para operar 12 terminais de transbordo e seis portuários, administra cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem mais de 500 captações de córneas em um ano

O Estado de Mato Grosso, por meio da secretaria...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...

Padrasto que abusou de criança é preso em Sinop e diz que “via prazer no rosto da vítima”

Policiais da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança...
PUBLICIDADE