PUBLICIDADE

Venda de veículos novos tem aumento de 23% no primeiro semestre em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: Tcheló Figueiredo/assessoria/arquivo)

A comercialização de veículos novos em Mato Grosso teve um aumento de 23,87% com a venda de 47,2 mil unidades, no comparativo com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgado, esta tarde, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores e enviados à Regional Mato Grosso.

Por outro lado, ocorreu uma queda 2,26% no mês junho, quando houve o emplacamento de 8.989 unidades. Em maio, foram emplacadas 9197. O levantamento é referente aos segmentos de automóveis e comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários e similares.

A Fenabrave detalhou ainda que no segmento de automóveis e comerciais leves — responsável por 45% de participação das vendas nas concessionárias — teve em junho, 3.888 unidades vendidas, a queda ficou em 1,37%. Já no semestre, os dados mostram alta de 29,40% e 22.484 unidades vendidas.

Os caminhões e ônibus apresenta queda de 0,86%, com 4 unidades a menos que em maio. Em junho, foram 463 emplacamentos. Já no acumulado do ano, foram 2.290 unidades vendidas, enquanto no primeiro semestre do no passo, foram apenas 1.550. Neste cenário, o aumento foi de 47,7%. A quantidade de motocicletas vendidas em junho, perante maio, também caiu. A queda foi de 0,76% com 3.664 unidades emplacadas em junho. Referente ao primeiro semestre de 2021, as vendas totalizam 16,5 mil unidades e aumento de 9,2% na comercialização.

Os implementos rodoviários também tiveram queda em junho de 25,64% com 522 unidades vendidas. Em maio foram 702 unidades. No semestre as vendas aumentaram 35,5%. Neste momento de pandemia, com a vacina ainda em fase de ampliação, o ano se torna ainda mais desafiante para o setor. Primeiro, as montadoras tiveram de superar a estagnação do mercado por causa da recessão econômica e, agora, enfrentam a crise provocada pelo Coronavírus.

Na avaliação do diretor-presidente da Fenabrave,Paulo Boscolo, o setor em Mato Grosso tende a acompanhar o que acontece na economia nacional. No Brasil houve queda de 3%. “Comparando maio com junho, vê-se certa estabilidade, sendo que a diferença está no número de dias úteis do mês. Já no semestre, a avaliação é positiva e acena para um melhor desempenho daqui para frente. Mais pessoas vacinadas podem representar maior aquecimento da economia”.

Segundo representantes do setor de veículos novos, a projeção para o segundo semestre é de crescimento de mais de 13%, conforme tendência nacional. Dessa forma, as vendas podem ultrapassar 12 mil unidades no Estado. Para a projeção se realizar, o volume de montagem de veículos deve também crescer, já que o atual cenário é de falta de componentes, tais como pneus e chips.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop ganha quase 6 mil novas empresas; 2,5 mil fecharam

Sinop ganhou 5.998 novas empresas de micro, pequeno, médio...

Mato Grosso segue com 2ª menor taxa de desemprego do país, aponta IBGE

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma...
PUBLICIDADE