Os postos de combustíveis em Sorriso também estão sendo fiscalizados por agentes do Programa Estadual de Proteção ao Consumidor (Procon), em parceria com a Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, na operação Petróleo Real para prevenir e reprimir os crimes relacionados às práticas abusivas e ilegais que afetam o setor. A ordem foi emitida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em Brasília, a todos os municípios com órgão fiscalizador em parceria com a agência.
“É uma operação integrada e como o Procon de Sorriso tem convênio com a ANP para fazer essas fiscalizações iniciamos hoje, em apoio. Os policiais civis realizaram curso e estão habilitados para fiscalizar. É uma prevenção para que os consumidores se sintam mais confiantes ao abastecer seus carros, sabendo que aquele valor pago está de acordo com o efetivamente colocado, além da qualidade”, disse o delegado de Polícia Civil, Márcio Portela.
Serão fiscalizadas as bombas de abastecimento e analisada a transparência da composição dos preços. “É uma operação de nível nacional e todos os Procons que tem convênio com a ANP receberam uma ordem de serviço para fiscalizar os postos. A ordem vem de Brasília e fazemos todos os testes de quantidade, de qualidade, verificamos documentação e se tudo está na legislação, então emitimos boletim informando que o posto foi fiscalizado pela ANP”, explicou o coordenador do Procon Robson Moura.
Conforme Só Notícias já informou, a operação também ocorre em Cuiabá e Várzea Grande e conta com apoio de órgãos e agências federais e estaduais com objetivo de intensificar a atuação das forças de segurança na fiscalização.