PUBLICIDADE

Gilberto Figueiredo se reunirá com secretários em Sinop nesta 6ª para debater melhorias na Saúde

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: Mayke Toscano/assessoria/arquivo)

O secretário estadual de Saúde e presidente da Comissão Intergestora Bipartite, Gilberto Figueiredo, estará em Sinop, nesta sexta-feira, às 8h, no auditório da CDL, e debaterá com representantes municipais de todo o Estado melhorias no setor. A assessoria confirmou, ao Só Notícias, que serão analisadas resoluções propostas por diversos órgãos ligados à secretaria de Estado de Saúde.

A Comissão Intergestora Bipartite foi instituída em 1993 e é reconhecida como a instância colegiada de negociação e pactuação entre os gestores do Estado e dos municípios, para fins de operacionalização das políticas públicas de interesse do SUS, no âmbito do Estado de Mato Grosso.

Em 2011, um decreto regulamentou a lei estabelecendo a organização do SUS em Regiões de Saúde, sendo essas instituídas pelo Executivo Estadual em articulação com os seus municípios e que representam o espaço da gestão compartilhada da rede de ações e serviços de saúde.

Nesse contexto, as Comissões Intergestores foram fortalecidas como instâncias permanentes de negociação, articulação e decisão entre os gestores para a construção de consensos federativos, em cada nível da organização do sistema como Comissões Intergestores Regional, Bipartite e Tripartite.

Conforme Só Notícias já informou, é a Comissão Intergestora Bipartite que recebe do Ministério da Saúde as doses das vacinas contra Covid e faz a divisão conforme número de habitantes e encaminha para os 141 municípios em Mato Grosso.

Ontem, por exemplo, foram definidas para  Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itáuba, Marcelândia, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Santa Carmen, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, União do Sul e Vera mais 26.371 doses.

Já para os municípios de Guarantã do Norte, Colíder, Matupá, Nova Guarita, Novo Mundo e Terra Nova do Norte serão mais 7.111 doses das vacinas Janssen, Pfizer e AstraZeneca .

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE