A secretaria municipal de Saúde começou, hoje, receber no site da prefeitura, agendamento de moradores acima de 50 anos para vacinação noturna da primeira dose contra Covid. O Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Primaveras, São Francisco e Maria Vindilina 2 passam a atender até às 20h.
A vacina é na faixa etária para pessoas com 50 anos ou mais, trabalhadores das indústrias, da Educação e Saúde (com comprovação de vínculo ativo, como cópia do holerite, por exemplo), caminhoneiros, grávidas e puérperas (com laudo médico), lactantes, deficientes permanentes e pessoas com comorbidades (com laudo médico). A abertura de agendamento noturno não altera a programação já em funcionamento.
No agendamento, o morador deverá selecionar as unidades com a opção noturno, escolher data, horário, preencher o cadastro e finalizar o processo. Neste primeiro momento, o agendamento disponibiliza 438 vagas diárias até sexta-feira, sendo 240 no Centro Integrado de Atendimento, 90 na UBS São Francisco, e 54 nas UBS Primaveras e Maria Vindilina.
Além da ampliação de horário, a secretaria está abrindo a vacinação para trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso. Conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra Covid, o grupo é formado por motoristas e cobradores. A estimativa, feita pelo ministério da Saúde, é que em Sinop este público é formado por pouco mais de 240 pessoas.
É obrigatório apresentar vínculo ativo de trabalho, como cópia da carteira de trabalho ou cópia do holerite. A cópia será retida pela equipe de vacinação e ficará anexada ao cadastro do vacinado. É obrigatório, também, apresentação do cartão SUS atualizado ou o CPF, além de algum documento oficial com foto e o cartão de vacinas.
Até agora, segundo dados do ministério foram aplicadas mais de 46,3 mil doses das vacinas contra Covid, em Sinop. Deste total, 34,9 mil correspondem a primeira dose e, outros 11,4 mil em segunda dose ou dose única.