O prefeito Roberto Dorner e o secretário municipal de Saúde, Valério Gobbato lançaram, esta manhã, na escola Tarsila do Amaral, o Programa Saúde na Escola (PSE) que, até o final do ano, será desenvolvido em unidades de ensino da rede pública municipal e estadual em Sinop, com atividades de orientação, conscientização e prevenção em vários temas da área da saúde para os estudantes do ensino básico. “Fiquei emocionado em ver essas crianças e vendo vocês [equipe] empenhados em ajudar, ajudar em educar, ajudar na saúde. Eu fico feliz quando chego e vejo algo que está acontecendo no nosso município e nós apoiamos tudo isso, porque sabemos que o futuro do Brasil está nas mãos das crianças”, destacou o gestor municipal.
Entre os trabalhos que devem ser desenvolvidos pelo Programa Saúde na Escola, está o combate à dengue. Hoje, teve amostras de larvas e de mosquitos Aedes Aegypti, saúde bucal, como uma versão ampliada de uma escova de dente; cuidados com alimentação e, também, sobre os cuidados contra o Coronavírus. “Essa semente que estamos plantando hoje é a que vamos colher os frutos daqui um tempo. É de pequeno que a gente educa. O adulto, muitas vezes, é mais resistente e as crianças são mais abertas. E quando nós ensinamos as crianças, nós teremos, com certeza, adultos melhores para nossa sociedade”, afirmou Gobbato.
O programa foi instituído pelo governo Federal e é uma estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde. “É uma política que está desde 2007 estabelecida, que vem acontecendo dentro das escolas. E com esse trabalho orientativo junto às crianças, ele [o programa] vem dar um retorno dentro de casa. As crianças levam aos pais o que pode e o que não pode”, destacou a secretária de Educação, Sandra Donato, durante o evento. A gestora, inclusive, reforçou o exemplo das crianças presentes, que acompanhavam sentadas, usando máscaras e mantendo o distanciamento entre elas. Nossas crianças dão um show de excelência”, reforçou o secretário.
A partir de agora, as equipes da secretaria de Saúde desenvolverão o programa, de maneira agendada, em 30 escolas municipais e em duas estaduais. O programa consiste em, pelo menos, 13 ações, entre elas, assuntos voltados à prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas; das violências e dos acidentes; verificação da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável, prevenção da obesidade infantil, além de outros.
Também participaram do lançamento do programa, os secretários Joubert Sacramento (Trânsito) e Faira Strapazzon (Governo), além de profissionais da educação e saúde, alunos e comunidade.