Dois homens, de 55 e 63 anos, foram presos por policiais militares em Matupá (209 quilômetros de Sinop), ontem à noite, durante ações da operação Guardião do Nortão, transportando 18 metros cúbicos de madeira em um caminhão sem a guia ambiental. Foram apreendidas 14 toras, do tipo bajão que seriam usadas na produção de lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal.
De acordo com o boletim da PM, o veículo seguia por uma estrada quando foi abordado pela equipe, após denúncias de que estaria sendo feito o transporte da carga ilegal. Questionado, o motorista relatou que a madeira havia sido cortada no mesmo dia, em um sítio a cerca de 20 quilômetros de Novo Mundo.
Ao ser colocado na viatura, o suspeito teria oferecido R$ 3 mil para os policiais fazerem a liberação do caminhão. Os militares também foram parados por outro suspeito na estrada, que informou ser o dono da empresa responsável pelo caminhão. O mesmo também se dispôs a entregar uma quantia em dinheiro aos policiais para ignorar o caso. Com isso, também acabou preso.
Os dois foram encaminhados à delegacia da Polícia Civil e também vão responder pelo crime de corrupção ativa.